Blog NET

Conteúdos frequentes sobre tudo relacionado a internet, tv e atualidades

Uma carta de amor ao futebol

Categoria:

6 minutos de leitura

Todos os anos conseguimos perceber o crescimento de esportes como natação, vôlei e atletismo entre os brasileiros. Algo que, tenho certeza, deixa a todos muito felizes. Afinal, o esporte é, sem dúvidas, um dos mais importantes pilares de uma sociedade. Seja pela perspectiva da saúde, inclusão, desenvolvimento, ética… são inúmeros os benefícios. Basta olharmos para países de primeiro mundo como EUA, Alemanha e Suécia, os quais fazem do esporte uma ferramenta de educação.

 

Mas, mesmo com o crescimento de esportes que até poucos anos não eram muito populares em terras tupiniquins, o amor do brasileiro tem nome: futebol.

 

Porém, o Brasil, mesmo com este perceptível interesse dos brasileiros para com o futebol, está longe de levar o esporte tão a sério. Claro, levamos a sério… “eles” levam a sério… mas não com os devidos “intuitos”. E principalmente, em momentos turbulentos como os que estamos passando, voltamos a ouvir o velho jargão: “O futebol é o ópio do povo.” Será mesmo?

 

A discussão sobre o uso ou não desta frase e a veracidade da mesma é assunto para anos. E, por isso, nós preferimos voltar as atenções a outra frase, tão importante e profunda quanto. Aliás, atrevemos-nos a dizer que está é até mesmo mais profunda e verdadeira. “O futebol não é só um jogo!”

 

 

Futebol. Aaah, o futebol!

Não importa o time que você torce, todos concordam que o futebol é uma caixinha de surpresas, que nos proporciona momentos de euforia e agonia, sorrisos e lamentos, tudo dentro de pouco mais de 90 minutos de pura emoção!

 

Momentos esses que são melhores vividos quando compartilhados. Seja com seu amigo ou amiga, seu filho ou filha… ou mesmo seu animal de estimação. O futebol foi feito para ser compartilhado, e essa é uma das maiores belezas que faz com que ele seja tão difundido e jamais esquecido.

 

Quantos amores e quantos amizades não foram foram formadas graças ao futebol? Quantas decisões de grande impacto não foram realizadas com sua influência? No Brasil e no mundo.

 

Costumam dizer que o sol não se põe para os britânicos, pois a todo momento ele está raiando dentro de alguma de suas colônias, ou dentro da própria Inglaterra. Podemos então dizer também que para o mundo do futebol, não é muito diferente. Temos jogos nos 4 cantos do mundo, todos os dias, todas as horas. Disputados por crianças, amadores, profissionais… com engajamento social ou competitivo. A diferença em comparação com as colônias britânicas é que o mundo futebol tem esse privilégio por amor e não dominação.

 

É amigos, repito, o futebol não é só um jogo!

 

Brasileirão

Não podemos falar em futebol dentro do Brasil sem mencionarmos o Campeonato Brasileiro.

 

 

 

O Brasileirão, como é popularmente conhecido, é disputado por 20 clubes. Todos se enfrentam, uma vez no estádio de cada um, em jogos que valem 3 pontos para o vencedor, 1 ponto para ambos em caso de empate e 0 pontos para o perdedor.

 

Bom, isso você provavelmente já sabia, certo?!

 

Mas e o maior artilheiro do torneio? E os jogadores mais vezes campeões? E a maior média de público? Não? Então vamos a uma rápida lista para você ter assunto pro bar da próxima sexta-feira =]

 

  • Maior artilheiro do brasileirão (em uma única edição): Washington, o Coração Valente. Ex-jogador de times como São Paulo e Fluminense, foi artilheiro com incríveis 34 gols pelo Atlético-PR no ano de 2004.
  • Maior artilheiro da história do campeonato brasileiro: Roberto Dinamite. Entre 1971 e 1992, atuou em 328 jogos e marcou 181 gols pelo Vasco e 9 pela Portuguesa de Desportos. Haja gol hein!
  • Jogadores mais vezes campeões (depois da unificação*): Pelé (sempre ele), Pepe e Lima, com 6 conquistas cada.
  • Técnico mais vezes campeão: Vanderlei Luxemburgo, o “profexô”. Com nada mais nada menos que 5 taças. Respectivamente por Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004).
  • Time mais vezes campeão (também após unificação*): Palmeiras, com 9 conquistas.
  • Maior público: 155.523 pessoas assistiram ao jogo entre Flamengo x Santos em 29/05/1983, no Maracanã.

*Entre 1959 e 1970 eram disputadas a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como torneios nacionais. Apenas em 1971 tivemos a primeira disputa do Campeonato Brasileiro.

DEIXE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSO CONTEÚDO

DEIXE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSO CONTEÚDO

Bem vindo ao blog da Net :)Conheça nossos planos
+